Traduzir o site para:

segunda-feira, 19 de março de 2012

Deus Amou Tanto o Mundo

Leitura Orante (Jo 3, 14 - 21)

14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15. Afim de que todo aquele que crer tenha nele a vida eterna.
16. Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgá-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18. Quem nele crê não é julgado, mas quem não crê já está julgado; por que não crê no Nome do Filho único de Deus.
19. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
20. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.

Oração

     Hoje veremos o encontro de Nicodemos com Jesus. É uma oportunidade preciosa para salientarmos a importância de fazermos da nossa leitura orante um verdadeiro e profundo encontro com o Mestre. Por isso, é fundamental se colocar em atitude de oração silenciosa para a escuta da Palavra que Ele vai nos dirigir. Coloque-se diante d’Ele com serenidade no coração – deixe todo barulho do dia se acalmar, aquiete o seu interior – abra o ouvido do coração .

1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?

     A leitura de hoje está inserida num contexto maior. Para compreende-la é necessário ter uma visão mais ampla do pré-texto. Vejamos portanto, nos versículos (Jo 3, 1–13), que antecedem as palavras de hoje, o que aconteceu.
     Contemplamos a pessoa de Nicodemos, ele era um fariseu, notável entre os judeus. Ele à noite foi ao encontro de Jesus – Talvez por que era a única oportunidade de estar a sós com o mestre. O certo é que ele queria conversar na intimidade com Jesus. Nicodemos abriu o seu coração, expôs a sua admiração pelo Mestre, mas também seus medos e dúvidas, Jesus o ouviu e lhe falou ao coração. Eis, então, nossa primeira contemplação do que a Palavra nos diz. Encontramos Jesus num momento de encontro pessoal – com Nicodemos. Jesus, não está cercado pela multidão, nem por seus discípulos, mas a sós com um fariseu, cheio de medos e dúvidas – um homem que parece estar buscando uma luz e encontra Jesus.
     As palavras de Jesus neste diálogo com Nicodemos são cheias de esperança. Guardemos nossa atenção a palavra Nascer. Ela aparece oito vezes neste pequeno texto. Que palavra cheia de alegria e esperança para um homem já velho: “Nascer do alto... nascer de Novo... Nascer do Espírito....” são expressões que indicam a possibilidade de uma nova vida. Do encontro com Jesus nasce a esperança de vida nova. Laetare!
     No diálogo que segue, Jesus provoca Nicodemos a uma tomada de atitude. Ele anima a Esperança lembrando a história do povo de Deus na sua caminhada para a terra da promissão, mas aponta para a fonte da Boa Nova: O Amor do Pai: “Deus amou tanto o mundo...”. Um amor capaz de sacrifícios, de entrega, de paixão. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim...”( 13,1). O amor é a regra de ouro do evangelho. O amor Iluminador que a tudo dá sentido, Viver esse amor é participar da Vida Eterna, mas sem o amor, a pessoa acabará afundando nas profundezas do seu próprio egoísmo. O nascer de novo implica em acreditar e aceitar Jesus Cristo acolhendo-o por inteiro, vestindo a camisa do seu evangelho, como dizia Dom Luís Gonzaga Fernandes, aceitando com ele construir o novo Reino. Uma nova vida pede, de Nicodemos e de cada um de nós, uma atitude de amor integral, pois viver o novo exige que deixemos no passado o que ficou para trás, pede de olharmos para frente. Toda vida nova é um desafio. Mas viver de saudosismo é parar no tempo.
     Então, Jesus faz Nicodemos compreender que, para quem busca, há uma possibilidade de vida nova – renascer, crendo no amor – pois Deus mesmo tudo faz no amor. Ora, se acreditamos neste amor, nossa fé se converterá em ação transformadora que brilhará no mundo. Renunciaremos ao tradicional, a mesmice, ao cômodo e lutaremos, cheios de luz, na construção de um mundo novo, solidário e fraterno. Homens e mulheres novos. Igreja sempre nova.

2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim?

     Na vida de discípulos de Jesus, é importante não esquecer de manter vivo o encontro pessoal com Jesus. No silêncio de nossa oração deixar que ele nos fale ao coração. Sua Palavra reanima a Esperança e dá a pessoa uma nova luz que fortalece e impulsiona para uma vida que se renova na graça do Espírito Santo. Mas nada acontece somente com desejos e boa vontade, é preciso cheio de fé agir - Obras - com uma atitude interior nova. Cheios da energia vital do amor de Deus, nossa missão é espalhar a luz de uma prática Cristã que revele a salvação de Deus. Esta nova práxis deve se manifestar em gestos concretos de compromisso comunitário, de engajamento pastoral, de solidariedade com os marginalizados e esquecidos. Ações de luz, vividas na doação, cuja fonte primeira é o amor de Deus pelo mundo.

3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

     Minha oração é a oração da Igreja. Assim, rezo:

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.


4. Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

     Sou chamado a um encontro pessoal com Jesus, para viver mais intensamente a dimensão comunitária da minha fé. Cada dia novo e cada novo desafio viverei buscando a comunhão com o amor de Deus. E deixando o que ficou para trás, agirei com mais esperança para construir o novo que vem de Deus.

Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...