Traduzir o site para:

sábado, 12 de maio de 2012

Eu Vos Chamo de Amigos

Leitura Orante (Jo 15, 9 - 17)

9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei em meu amor.
10. Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
11. Eu digo isso para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
12. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando.
15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas eu vos chamo de amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. A fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

Oração

     Feche os olhos, nenhuma palavra deve ser dita. Deixe por um instante o silêncio lhe envolver, então leia a Palavra como o recitar de uma poesia, pois Deus lhe fala ao coração como seu verdadeiro amigo.

1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?

     Não podemos nos esquecer que os Evangelhos nos foram transmitidos na língua grega comum. Ora, isso muitas vezes pode nos ajudar a compreender melhor a mensagem da Boa Nova. Olhemos atentamente para a perícope de hoje e logo veremos que o tema central é o Amor. Mas, como entender esse amor? Já que para nós, na modernidade, esta palavra está sobretudo carregada de um sentido romântico. Quase sempre quando falamos de amor – nos referimos a relação de intimidade entre duas pessoas.
     A língua grega tem três palavras distintas para o amor: eros, philos, e ágape. No texto em questão o evangelista faz uso apenas das palavras ágape e philos, logo veremos porque.
     Eros (ἔρως) significa, simplificando, “o amor romântico”. E não é desse jeito de amar de que nos fala o Evangelho, embora ele não seja excluído. João nos mostra em primeiro lugar o amor como Ágape (ἀγάπη). Este amor é o amor de Deus Pai e Mãe por seu filho: “Como o Pai me ama...” e é o mesmo amor de Jesus – capaz de dar a sua vida: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida...”. É o amor maior porque ele é abnegado, gratuito, prático. Ele não se limita a um sentimento – bem querer. Mas é uma atitude para com o outro e com todos. Sim, pois, pelo amor de Deus nós somos considerados únicos e ao mesmo tempo Comunidade de muitos. No dizer de Johan Konings: “O amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, toma a iniciativa e vai à procura de todos que possam ser amados. Ora, procurando amar a todos, Deus escolhe cada um que Ele quer amar, e ama-o com amor de predileção”.
     Em segundo lugar, João nos apresenta o amor como Philos (φιλος) – aquele que ama – Amigo. Esta palavra evoca atitude de lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade, a familiaridade e a fraternidade. João vai nos mostrar que o Amor maior nos compromete como o amor amigo. Assim se concretiza nossa missão de amados de Deus – fazer do mundo uma fraternidade, construindo entre as pessoas a amizade sincera. É o amor como missão de cada um. “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”. Nós somos chamados e enviados como mensageiros e portadores do amor de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça”. E sem fazer acepção de pessoas espalhar esta Boa Nova como frutos de nossa união com o Cristo - a expressão maior do amor de Deus: “Permanecei em meu amor”.

2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim?

     Gosto muito da maneira como o apóstolo João nos apresenta Jesus – Como nosso amigo. Fico radiante de alegria com a simplicidade deste encontro – Deus – Jesus não distante mas, próximo, ao ponto de nos falar ao coração. Nos revelar partilhando conosco seu sonho de amor para toda a humanidade. Quanto encorajamento eu sinto nesta imagem do amigo que caminha conosco nas estradas da vida.
     Com emoção lembro de belas canções que falam do amor de Deus na imagem do amigo. E proponho para você amigo e irmão escutá-las e meditá-las com atenção. Primeiro de Celine Dion: Hymne À L'amitié (hino a amizade), de Milton Nascimento: Canção da América e de Renato Teixeira e Dominguinhos: A Amizade Sincera.

A amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo

3º Passo - Oração (Vida) - O que a Palavra me leva 
a dizer a Deus?

     Esta Palavra de Boa Nova me leva a sentir e renovar como o primeiro amor, a amizade que Deus em Jesus me concedeu, e a reafirmar minha fé na possibilidade de se viver no, e pelo amor. Por isso rezo com a musica: Perhaps Love – (Canção do Amor Talvez), na versão de Padre Zezinho que sempre me eleva a alma e me da coragem de continuar lutando.

O amor talvez é como o sol, nas trevas de alguém.
O amor é dar abrigo, quando a tempestade vem.
E quando tudo é escuro e a vida é solidão,
O amor é que ilumina o coração!
O amor talvez é a janela, que a luz do sol nos traz,
Nos convida a olhar por ela, e mostra muito mais:
E mesmo quem não queira ver, o sol com sua luz,
O amor suavemente ao sol conduz.
O amor quem sabe é como a flor,
Talvez o malmequer…
Pra qualquer um, é gozo, é dor,
É um jeito de querer…
Tem gente que até mesmo diz, que amou e é infeliz,
E existe até quem se cansou, e nunca mais tentou.
O amor talvez se faça, de conflitos e paixões,
Ou das cinzas que era palhas, resquícios, ilusões.
Mas se eu viver mil anos, e então recomeçar…
Lutando pelo amor, vais me encontrar!

4º Passo - Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

     O Evangelista João nos mostra Jesus como o verdadeiro amigo e me convida a uma Comunhão com Ele, para assim frutificar. E contemplar em cada fruto uma nova e duradoura amizade para a construção de um mundo mais fraterno e cheio da glória do nosso Deus e Senhor.
 
“Os peregrinos tiveram o dom de tirar água das pedras...
Ensina-nos, Senhor, a tirar o Amor de rochedos de ódio!” 
(Dom Helder Câmara)
Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...