Traduzir o site para:

sábado, 1 de setembro de 2012

Ouvi-me todos, e entendei!

 Leitura Orante (Mc 7, 1 – 8a. 14 – 15. 21 - 23 Jo 6, 60 - 69)

1. Ora, os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém se reúnem em volta dEle.
2. Vendo que alguns dos seus discípulos comiam os pães com mãos impuras, isto é, sem lavá-las.
3. os fariseus, com efeito, e todos os judeus, conforme a tradição dos antigos, não comem sem lavar o braço até o cotovelo,
4. e, ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se aspergir, e muitos outros costumes que observam por tradição: lavagem de copos, de jarros, de vasos de metal
5. os fariseus e os escribas o interrogaram: “Por que não se comportam os teus discípulos segundo a tradição dos antigos, mas comem o pão com mãos impuras?”
6. Ele, então, disse-lhes: “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
7. Em vão me prestam culto; as doutrinas que ensinam são mandamentos humanos.
8. Abandonais o mandamento de Deus, apegando-vos à tradição dos homens”...

14. E, chamando de novo para junto de Si a multidão, disse-lhes: “Ouvi-me todos, e entendei!
15. Nada há no exterior do homem que, penetrando nele, o possa tornar impuro; mas o que sai do homem, isso é o que o torna impuro...

21. Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções malignas: prostituições, roubos, assassinos,
22. adultérios, ambições desmedida, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez.
23. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o torna impuro”.

Oração

Feche os olhos, nenhuma palavra deve ser dita. Deixe por um instante o silêncio lhe envolver, então leia a Palavra como o recitar de uma poesia.

1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?

     Para não deixar que a primeira impressão nos impeça de ver o essencial, é fundamental ler o texto com muita atenção e buscar encontrar o ponto de convergência e ao mesmo tempo de irradiação. A Boa Nova de Jesus. Iluminados pela Evangelho do domingo que nos chamava a atenção para a profissão de fé de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna..Nós cremos firmemente...” ( João 6, 68s ). Neste Domingo, logo veremos que o centro iluminador está na frase de Jesus: “Ouvi-me todos, e entendei!” Sim, a atitude de escuta e prática da palavra de vida eterna é o nosso tesouro. A partir e guiados por essa palavra veremos como tudo o mais fica claro diante dos olhos.
     Fariseus e Escribas – grupos que representam a Lei de Deus. Ora A lei de Deus é o tesouro mais precioso do povo de Israel. É mais preciosa do que o ouro e mais doce do que o mel, assim nos diz o Salmo 19. Ela é fonte de sabedoria e de liberdade. Entretanto, por seu valor inestimável, Ela foi cercada ‘para ser protegida. Cercada de tradições, jurisprudências, interpretações que a tornaram inacessível aos simples e pequenos, assim, afastada do povo ela foi se perdendo em enfeites exteriores que não revelam em nada o amor misericordioso do nosso Deus Libertador. Ainda hoje corremos o risco de um novo farisaísmo aonde nos apegamos as normas tradicionais, vestes litúrgicas ultrapassadas, a língua litúrgica em latim, um moralismo exagerado e vamos esquecendo do essencial da Lei, que Jesus resume na regra de ouro – O amar.
     Em Jesus A palavra de Deus é viva e fonte de vida para a eternidade. Ele mesmo é a Palavra- “O verbo que se fez carne e habitou entre nós.”( João 1, 14a). Pedro compreendeu essa Boa Nova e firmou sua fé nessa verdade.
     “Ouvi-me todos, e entendei!” 
     Agora Jesus alarga sua convocação. O ouvir a Jesus não se trata apenas de uma ação mecânica e passiva. Há muitos que indo à Igreja, até escutam uma pregação, mas como não têm intenção de viver o que é ensinado, não conseguem crescer na vida espiritualmente. O ouvir do qual nos fala o evangelho é uma atitude de escuta, atenta e orante, para uma vida orientada pela Palavra do Mestre Jesus de Nazaré. "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.”( Jo 10,27). Isto só será possível se estivermos familiarizados com Sua voz. Se em nossa vida de cristãos escutarmos mais e melhor o evangelho de Jesus Cristo.
     “Ouvi-me todos, e entendei!” 
     Como a escuta, o entender é também uma atitude – um caminho de espiritualidade para os cristãos, compreende um meditar a Palavra, através de uma reflexão- estudo pessoal e comunitário. Não dá pra entender senão buscarmos um aprofundamento que leve em conta o texto, o pretexto e o contexto. Ou seja a palavra escrita , a palavra da história do povo de Deus e a palavra na nossa vida hoje.
     Ouvir e entender a Palavra de Deus é essencial para o cristão que quer andar com Deus.
     Através da Palavra de vida eterna, nada que vem do âmbito exterior poderá nos atingir ou contaminar. Por isso essa palavra deve ser levada ao coração. Lembram o gesto que fazemos ao acolhermos a proclamação do Evangelho na missa? Uma cruz na testa que abre nossa cabeça – ouvido e entendimento. Uma cruz sobre os lábios – o alegre compromisso de anunciar a Palavra de Jesus. E uma cruz sobre o peito, onde está nosso coração. A palavra deve fazer esse caminho e ao passar de um momento ao outro nos transformará por inteiro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”( Lucas 24,32). Por isso irmãos, devemos levar a palavra para dentro do nosso coração e assim, encher a nossa vida com aquilo que nos edifica: a voz de Jesus. “Quem tem ouvidos para ouvir,ouça!”

2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim?

     A Igreja propõe que no mês de setembro se celebre com mais intensidade a Bíblia – Palavra de Deus. Para este ano somos chamados a ler com mais atenção o Evangelho Segundo São Marcos. Em nossa paróquia- em cada Comunidade Eclesial de Base, há um Circulo Bíblico que estará fazendo o exercício de escuta e entendimento da palavra em São marcos. Procure o Círculo mais próximo e participe. Esta Palavra de Salvação é para todos e todas. Ele tem algo importante pra lhe falar!

3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

    Quero cantar: Tua Palavra é de Zé Vicente. Esta bonita louvação a palavra de Deus que tudo criou e fez existir.

Tua palavra é!
Luz do meu caminho!
Luz do meu caminho, meu Deus!
Tua Palavra é!
Tua palavra está, nas ondas do mar!
Tua palavra está, no sol a brilhar!
Tua palavra está, no pensamento, no sentimento
Tua palavra está!
Tua palavra está, no som do trovão!
Tua palavra está, no tom da canção!
Tua palavra está, na consciência e na ciência
Tua palavra está!
Tua palavra está, na beleza da flor!
Tua palavra está, na grandeza do amor!
Tua palavra está, na liberdade, na amizade
Tua palavra está!

Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...